top of page
L'association Warã

02/04/2014                                                                                              

 

       Barra do Garças, uma cidade quente como tem muito no interior do Brasil.

Sentados num restaurante do posto de gazolina da BR, nós apreciamos o típico " arroz, feijão, frango " enfrentando uma vista deslumbrante sobre o vai e vem dos caminhões com 9 eixos.

 

Do outro lado da BR070 , a associação Warã aluga uma pequena casa. É nesta parte, bem longe do centro da cidade, que encontramos o presidente e o financeiro da associação.

Passamos quase uma semana com eles para descobrir suas ações e se preparar para a viagem.

Descobrimos em imagens aspectos tradicionais da cultura Xavante .

Nós passamos muito tempo para ver, ler e discutir dos ritos e costumes tradicionais Xavante .

Essa transmissão cultural é importante para a associação, que busca através de suas ações, proteger e conservar a identidade Xavante, sufocada pela cultura ocidental " warazu " ( não- indígena).

Mas por trás dessas palavras, faz tempo que os laptops e os carros substituíram os sinais de fumaça ...

 

Zito, o vizinho, o "carra" e grande frequentador de Xavante quem está preparando o nosso meio de transporte : um 4x4 bastante recente mas que parece já ter vivido muito !

Trabalhando bem devagar para colocá-lo de volta nos pés, temos tempo para descobrir a triste relação entre os " brancos" e os "índios" que vivem na área.

Ficamos surpreendidos e decepcionados de ver como esses ignorantes herdeiros do agronegócio cultivam a animosidade e o racismo para " Xavante " .

 

Para lutar contra a ignorância e hipocrisia do governo, a Associação Warã percorre periodicamente as Terras Indígenas Xavante, a fim de reunir o povo e lutar por seus direitos.

 

No momento em que estamos escrevendo este post, estamos caminhando nas trilhas Xavante ...

Logo depois...

o nosso primeiro encontro com os xavantes !!!

March 19, 2014                                                                                              

 

       Falamos para voçes dos Xavantes e  do Mato Grosso. Finalmente, é em Brasília, que a gente parou nas últimas duas semanas.

Deixemos-nos dizer-lhe que a gente não chegou  para visitar o palácio de Oscar Niemeyer e seu carnaval " triste ", mas por muitas outras razões .

 

        É na capital federal, nos conhecemos um dos lideranças indígena do estado de Mato Grosso. Ele perguntou varias questões existenciais para conhecer-nos melhor.

Esse contato nos ensinou a ter uma relação diferente com o tempo, uma outra aproximação para o outo e confronta-nos com nós mesmos.

 

         Entre essas entrevistas com o nosso amigo Xavante , tivemos a oportunidade de conhecer diferentes instituições (União Europeia , Embaixada da França , ONGs ... ), bem como jornalistas e antropólogos, todos interessados com a questão indígena.

 

          De volta a Brasília, depois duma semana com sua família Xavante , ele confirmou o convite e nossa partida iminente para Barra do Garças (MT) , onde encontraremos a associação Warã com que vamos percorrer as Terras Indígenas Xavante .

 

          No momento em que estamos escrevendo este post, estamos descobrendo a associação.

Logo depois .........

bottom of page